19 de janeiro de 1917 nascia Lindolfo Hill
Siga a Página Camarada no Facebook
19 DE JANEIRO DE 1917 Nascia LINDOLFO HILL
O PRIMEIRO VEREADOR COMUNISTA DE JUIZ DE FORA
Membro do PCB em Juiz de Fora, Minas Gerais, desde a década de 1930. Presidiu o Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil em Juiz de Fora. Foi dirigente nacional e estadual do PCB e vereador em Juiz de Fora.
Em novembro de 1950, o delegado-geral de Ordem Pública de Juiz de Fora, José Henrique Soares, encaminhou ao delegado especializado da Ordem Pública de Belo Horizonte, João Luiz Alves Valadão, fotografias de elemento subversivo. “Atendendo solicitação constante de vosso radiograma de 6 do corrente datado, remeto-vos inclusas fotografias de Lindolfo Hill, conhecido elemento comunista e ora procurado pela polícia”, escreveu, sem delongas. Pouco antes, Lindolfo (1917-1977) fora eleito vereador em Juiz de Fora para a legislatura 1947-1950 pelo PCB. Entretanto, o mandato seria cassado antes do término, após o Governo Eurico Gaspar Dutra determinar o encerramento das atividades do “Partidão”.
Homenagear este grande defensor dos direitos da classe trabalhadora e das liberdades democráticas, Lindolfo Hill, significa trazer sua prática de vida como exemplo que mesmo nos períodos mais obscuros de história política brasileira, é possível acreditar, resistir e lutar por uma sociedade justa e igualitária.
Oportuno porque passamos por um momento de retrocesso dos direitos da classe trabalhadora e das liberdades democráticas duramente conquistadas, muitas delas com a participação de Lindolfo Hill. No Brasil e no Mundo, o desmonte dos direitos trabalhistas e sociais e o reaparecimento de movimentos reacionários, que classe trabalhadora e das liberdades democráticas duramente conquistadas, muitas em plena luz do dia querem novamente tentar calar as vozes de todos os que se opõem ao modelo de sociedade que hoje vivemos, reafirma a importância da organização e mobilização dos que acreditam que uma nova sociedade é possível.
Na história política brasileira, da nova república até nossos dias, o PCB foi marcado por uma sistemática repressão, que o forçou à clandestinidade por mais da metade de sua existência de quase 100 anos (1922 – 2022). Lindolfo Hill vivenciou na pele grande parte deste período.
Comentários
Postar um comentário