LIVE - REDESCOBRINDO LINDOLFO HILL


Em 4 de novembro de 2021 foi lançada, no Rio de Janeiro, a biografia "Lindolfo Hill: um outro olhar para a esquerda", de Alexandre Müller Hill Maestrini. O lançamento aconteceu em formato híbrido no Coletivo Casa Comum, no bairro de Campo Grande. O autor, sobrinho-neto do biografado, esteve virtualmente à mesa, que também contou com os professores Ricardo Marinho, da Fundação Astrojildo Pereira (FAP), e Vagner Gomes (mediador), estes presentes no local.

Na época de Lindolfo Hill (1917-1977), a militância no Partido Comunista implicava abandono de familiares e amigos, risco de morte, tortura, prisão, exílio e clandestinidade. Hill viveu alguns dos períodos mais obscuros da história política brasileira e se tornou uma das inúmeras vítimas dos recorrentes surtos autoritários, como o que marcou o governo de Eurico Gaspar Dutra e a própria ditadura militar de 1964. 




Expoente político com origem em Juiz de Fora (MG), então importante centro industrial, Lindolfo teve uma vida que se confundiu com a do PCB local e nacional. O livro revira este passado e empreende um resgate de sua imagem, suas lutas e escolhas nas duras condições de clandestinidade. 

Vereador em 1947, no curto período de legalidade do PCB no pós-guerra, Hill teve o mandato cassado, a exemplo de todos os outros representantes comunistas. Sua trajetória, no entanto, não se deteve aqui, entrelaçando-se com a do seu partido, em constante atividade pela legalização e pela democracia no País.

Para adquirir um exemplar autografado
Pix 32 98865 5253 (R$48 livro + R$14 envio)

Enviar comprovante, nome e endereço para  

Whatsapp (32) 98865-5253

https://www.facebook.com/esqdemocratica/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cidade devolve a Lindolfo Hill título de vereador cassado